Uma empresa da Indonésia resolveu dar novos usos a containers que já perderam o uso no comércio internacional. As enormes caixas de metal se transformam em pequenos prédios que podem abrigar escritórios, hotéis e até escolas.
Surgidos em 1937 para facilitar o transporte de cargas em navios e trens, os containeres já somam mais de 17 milhões em todo o mundo. Mas eles não duram mais de 10 anos.
A empresa monta os espaços dentro da estrutura de metal. O diretor explica que a solução é rápida, barata e perfeita para cidades onde o custo de vida é alto. Para enfrentar o calor do país, a maioria tem janelas e ar condicionado, mas os projetos podem ser personalizados.
Em uma cidade eles abrigam escolas para crianças carentes. São quase três mil alunos entre 4 e 15 anos. O supervisor conta que, com a ajuda de outros materiais, o ambiente ficou mais confortável.
A manutenção é mais fácil que a de um prédio comum, e eles são mais resistentes a tremores de terra. Um dos arquitetos conta que, depois de encaixadas, as caixas gigantes continuam presas e não desabam.