O Produto Interno Bruto da economia brasileira deverá registrar uma alta de 1,3% em 2018, resultado bem abaixo do esperado por analistas no início do ano, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado hoje (20), pela Agência Brasil.
Entre os principais setores da economia nacional, a agropecuária encerrar o ano com o pior desempenho. “A alta deve ser de 0,8% na indústria, 0,6% na agropecuária e de 1,4% em serviços. O investimento previsto no setor industrial é de 4,4%. O consumo das famílias deve expandir 1,9%, ao passo que o consumo do governo deve permanecer praticamente estagnado”, prevê o Ipea.
Ainda segundo o estudo, “as exportações líquidas devem apresentar contribuição negativa para a expansão do PIB, com as importações crescendo substancialmente mais que as vendas externas”.
A publicação traz, ainda, estimativas da economia agrícola. De acordo com o Ipea, o PIB agropecuário deve crescer 0,6% em 2018 e 0,9% em 2019, com base no prognóstico do IBGE. Quando utilizados dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o crescimento previsto sobe para 2% no próximo ano.
Fonte: Universo Agro
Nos últimos anos, o mercado de locação de contêineres tem